Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense, com sede na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, foi criado em 1993 graças a um convênio com a Companhia Siderúrgica Nacional (1993-1998). A localização do Programa, no Vale do Médio Paraíba, é caracterizada pela grande concentração de indústrias, sobretudo do setor metal-mecânico. Esta região encontra-se impulsionada pela instalação e aperfeiçoamento de novas fábricas do setor automotivo com bases no conceito de Indústria 4.0.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense se insere no contexto local voltado para as demandas regionais buscando atende-las e se inserir nos cenários nacional e internacional com seus trabalhos de pesquisas tradicionais e atualizados, que englobam as temáticas abordadas em suas áreas de concentração e linhas de pesquisas. Além disso, o Programa atende as demandas de formação de recursos humanos para as instituições de ensino e pesquisa localizadas na região Sul-Fluminense.

Na área de concentração “Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos” foram desenvolvidos modelos pioneiros ora para aplicações em simulação de Processos Siderúrgicos (modelos multifásicos para alto-forno e sinterização, lingotamento, laminação a frio e a quente) ora em fundamentos de Metalurgia Física e Transformações de Fase (crescimento de grão, modelamento microestrutural). A segunda área de concentração, “Processamento e Caracterização de Materiais”, foi criada graças a uma importante expansão de infraestrutura laboratorial da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) e entrada de novos docentes nos campi da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda. Desde então, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica tem procurado de forma intensiva a ampliação da sua capacidade de pesquisa por meio da realização de simulações físicas e aplicação de técnicas de caracterização de materiais a fim de se realizar as verificações experimentais dos modelos e simulações computacionais. O Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense conta com um suporte administrativo da Secretaria Geral de Pós-graduação da EEIMVR (UFF), com uma sala de alunos e pesquisadores (180 m2), um Laboratório de Simulação Computacional (60 m2) e Laboratórios Multiusuários (300 m2). Os principais equipamentos multiusuários foram obtidos por meio de subprojetos apoiados nas chamadas FINEP CT-INFRA/PROINFRA, a saber: (1) Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica (Rede Iniciativa em Ciências dos Materiais), (2) Laboratório Multiusuário de Caracterização Macroscópica de Fluidos e Sistemas Multifásicos (Rede Metal-Mecânica), (3) Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais e (4) Laboratório Multiusuário de Conformação e Tratamentos Termomecânicos (Rede Metal-Mecânica).

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content